O Recife Bom de Bola é um projeto social e esportivo realizado pela Prefeitura do Recife, que visa promover a inclusão social e incentivar a prática do esporte entre os moradores da cidade, especialmente crianças e jovens. Tem poro objetivo Promover a integração social e a cidadania por meio do esporte, oferecer alternativas saudáveis de lazer e desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens, e por último, descobrir novos talentos no futebol e futsal.
O campeonato é um exemplo de como o esporte pode ser utilizado como ferramenta de transformação social, contribuindo para o desenvolvimento integral dos participantes e para a melhoria da comunidade como um todo.
Futebol
O projeto dispõe de infraestrutura: Ambulância, materiais gráficos, materiais esportivos, transmissão ao vivo via Youtube, equipe de arbitragem da Federação Pernambucana de Futebol. A premiação é feita com medalhas e troféus para os três primeiros colocados em cada categoria, além de kits de uniformes para os primeiros colocados em cada categoria.
Existe também uma parceria com as forças de segurança estadual e municipal, a guarda civil municipal e polícia militar de Pernambuco fazem a segurança nos dias de competições. A coordenação do projeto é de responsabilidade de Vulpian Novais.
PÚBLICO BENEFICIADO
Desportistas homens e mulheres na faixa etária a partir dos 9 anos, obedecendo as 08 categorias definidas no Regulamento da Competição. A TEMÁTICA DE 2017 ATÉ 2024 foram as disputas no critério de ida e volta nas categorias Sub-15, Sub-17, Sub-13 e Sub-11, com objetivo de incentivar o futebol de base. Nas categorias Sub-15, Sub-17, Aberto Masculino, feminino e veterano a disputa ocorreu dentro das RPA’S com a disputa da Copa dos Campeões. Sub-20 não entrará nas RPA’S.
Sub-17, Sub-20, Sub-13 e Sub-11, com objetivo de incentivar o futebol de base. Nas categorias Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Aberto Masculino a disputa ocorreu dentro das RPA’S com a disputa da Copa dos Campeões.
Foram utilizados nas fases de grupo campos de várzea espalhados nas 06 (seis) regiões políticas administrativas (RPAs) do Recife, já nas fases finais foram utilizados os campos dos clubes de futebol do Recife, Sport Club Recife, Clube Náutico Capibaribe, Santa Cruz FC e Arena de Pernambuco.
Obs. Devido a pandemia em 2020 não teve o campeonato
Futsal
A Secretaria de Esportes do Recife – SESP, tem a responsabilidade e missão de coordenar ações com o objetivo de fomentar o desporto educacional, de participação, rendimento e inclusão com políticas públicas que gerem oportunidades sociais e promova a melhoria da saúde através da atividade física. Incentivando intercâmbios com organizações e instituições de caráter esportivo.
Iniciado em 2013 na capital de Pernambuco, o Recife bom de bola – Futsal se desenvolveu de iniciativas anteriores como o Peladão Alto Astral e o Futebol Participativo, se tornando o maior campeonato de futebol de várzea do mundo, e desde 2019 vem evoluindo a modalidade de futsal, hoje com mais de 150 equipes das 06 (seis) regiões políticas administrativas (RPAs) da cidade do Recife.
COMO FUNCIONA?
Realizado pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Esportes (SESP), o torneio de FUTSAL do RBB 2024 envolve 04 categorias, com expectativa da participação de 250 equipes. Podendo alcançar mais de 500 jogos com a temática de incentivar a modalidade, divididos nas categorias Sub-14 feminino, Sub-15 masculino, aberto feminino e aberto masculino, envolvendo aproximadamente 4.300 atletas de várias idades, cada equipe pode registrar até no máximo 20 atletas.
Os locais de realização da competição são: Geraldão, Sport Club do Recife, Clube Náutico Capibaribe, Santa Cruz FC, UFPE, quadra Euler Bents e quadras de escolas municipais do Recife.
O projeto dispõe de infraestrutura: Ambulância, materiais gráficos, materiais esportivos, transmissão ao vivo via Youtube, equipe de arbitragem da Federação Pernambucana de Futsal. A premiação é feita com medalhas e troféus para os três primeiros colocados em cada categoria, além de kits de uniformes para os primeiros colocados em cada categoria.
Existe também uma parceria com as forças de segurança estadual municipal, a guarda civil municipal e polícia militar de Pernambuco, fazem a segurança nos dias de competições. A coordenação do projeto é de responsabilidade de Jean Monteiro.